quinta-feira, 18 de abril de 2013

25. "Criticar é mais fácil que fazer melhor"


A frase não é minha, mas cai como uma luva para descrever inúmeras situações pelas quais passei, no papel de síndica.

Me impressiona como algumas pessoas chegam para o síndico, dedo em riste, falando alto e criticando com veemência uma decisão tomada. A experiência me fez criar um comportamento padrão para enfrentar situações como esta. Sempre que um(a) condômino(a) vinha com uma crítica, eu reagia perguntando, na maior calma: " Certo, mas o que o(a) sr(a) me propõe como solução?".

Minha (muitas vezes aparente) calma era sempre inversamente proporcional à falta de educação do(a) interlocutor(a), mas este tipo de reação mostrou-se muito eficiente pois, como num passe de mágica, o assunto acabava ali, pois solução que é bom, nada... Propor soluções dá trabalho!

Tem gente que gosta mesmo é de criticar para criar polêmica; ou, se estiver em uma assembléia de condomínio, para criar tumulto.

É fundamental que as pessoas reflitam e não tomem atitudes desvairadas, que muitas vezes beiram o ridículo, pois, como eu disse no princípio, criticar é mais fácil que fazer melhor.

"Eu não sei o caminho para o sucesso; mas, sem dúvida, o caminho para o fracasso é querer agradar todo mundo". (John Kennedy) 

2 comentários:

  1. Síndico sofre muito com isso!

    Leonardo Soares | Comunicação e Marketing
    http://www.sindacom.com.br

    ResponderExcluir
  2. Acredito que em todo condomínio existem essas figuras.

    ResponderExcluir