domingo, 27 de março de 2011
6. O(a) Síndico(a)
Síndico(a) é aquela figura odiada por muitos, adorada por poucos e incomodada por todos!
Jamais pensei em ser síndica, mas numa reunião de condomínio polêmica, que mais parecia um leilão, onde todos levantavam o braço e a voz ao mesmo tempo, o último "lance" foi o meu. Dou-lhe uma, dou-lhe duas, dou-lhe três... Fui eleita síndica! E por unanimidade.
E lá fui eu buscar informações para desempenhar da melhor maneira possível meu novo papel. Algumas das lições aprendidas estão relacionadas a seguir:
1) "Condomínio é o lugar onde pessoas com cultura (mas muitas vezes sem educação), bons hábitos (e péssimas atitudes), e expectativas diferentes dividem o mesmo espaço. É natural que haja conflito, e a mediação é papel de quem dirige o condomínio." Quem? O síndico, claro.
2) "Cabe ao síndico manter a harmonia entre os condôminos, traçar planos exeqüíveis, restaurando, mantendo e melhorando o patrimônio. Ser todos sem deixar de ser ele mesmo”. Esta, eu adorei. Fácil né?
3)"Conhecer a Convenção, o Regimento Interno e todas as decisões tomadas em Assembléias é primordial para quem exerce a função de síndico." Eu adoro ler, mas...
4)"Administrar com transparência, mantendo os condôminos sempre informados. Fora isso, paciência e tolerância também são bemvindas, sempre!"
Diante dessas recomendações, aceitei o desafio feliz da vida, porque cheguei a uma conclusão importante: se fosse bem sucedida como síndica, teria garantido o meu lugar no céu!
"Em toda luta por um ideal se tropeça por adversários e se cria inimizades. O homem firme não os ouve e nem se detém a contá-los. Segue sua rota, irredutível em sua fé, imperturbável em sua ação, porque quem marcha em direção à luz não pode ver o que ocorre nas sombras."
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário